Técnicas para melhorar a Assimetria Facial
23 de janeiro de 2020Confira algumas dicas que podem resolver seu problema!
Antes de mais nada, precisamos introduzi-lo melhor ao tema. A assimetria facial pode ser definida como uma diferença de grande proporção entre os dois lados da face. Ela causa grande incômodo em um desequilíbrio que mexe com os músculos e a estrutura óssea do rosto humano.
Por conta disso, acaba por gerar uma enorme insatisfação em quem a possui – é possível que faça cair o nível de autoestima do indivíduo e se torne assim um grande problema.
Apesar de ser uma condição muito comum, a falta de simetria tem impactos significativos na vida dos pacientes, levando muitos a procurarem por alguma forma de resolvê-la.
A seguir, você poderá conhecer algumas dicas para melhorar a assimetria facial
Usar aparelho ortodôntico
O uso do aparelho ortodôntico é capaz de ajustar dentes mal-posicionados, o o tratamento é muito efetivo na correção das assimetrias de posição dentária. Ao final dele, a posição dos dentes muda e, assim, harmoniza-se a aparência do sorriso – além de se efetuar a correção da mordida, deixando-a com qualidade e funcionalidade maiores.
Aplicar Botox
O Botox pode ser uma ótima opção para quem sofre de pequenas assimetrias faciais. Essa substância tem a capacidade de atuar na musculatura da face, tornando os impulsos nervosos inativos e fazendo com que ela não se contraia; dessa forma, pode diminuir o tamanho dos músculos em tratamento com a toxina, deixando o contorno do rosto do paciente mais delicado e harmônico.
Movimentar a musculatura
Algo que pode ajudar a melhorar a assimetria facial é a prática de movimentos em uma série de exercícios faciais passados por um fonoaudiólogo. Esses exercícios realizados na região irão desenvolver e tonificar a musculatura, sendo muito indicados para quem sofre com linhas de expressão.
Reposicionar o maxilar
A intervenção cirúrgica é capaz de resolver efetivamente a assimetria da face em casos com níveis mais graves. Isso pode ser feito através da cirurgia ortognática. Não deve ser pensada como opção apenas por fatores estéticos, mas principalmente pelos graves problemas funcionais trazidos pela assimetria ao paciente.
O reposicionamento dos maxilares é uma cirurgia para correção feita por meio de osteotomias (cortes programados nos ossos). O tratamento é realizado por profissionais capacitados da área, uma equipe multidisciplinar, que conta com cirurgião Buco-maxilo-facial, Ortodontista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, além da equipe médica, pois é uma cirurgia realizada a nível hospitalar, sob anestesia geral.
Encontrar um bom profissional
Uma dica muito importante para o tratamento de assimetrias faciais é procurar por profissionais qualificados para lidar com o seu problema. Assim, serão feitos exames clínicos e de imagem para conhecer melhor as especificidades do seu caso, realizar o diagnóstico e em seguida encaminhá-lo para o tratamento mais indicado.
A Clínica Signorini Odontologia é composta por profissionais que prezam pela qualidade e efetividade dos tratamentos. Buscamos sempre atender nossos pacientes de forma ética e profissional, oferecendo qualidade técnica e prestando sempre muita atenção às necessidades de cada paciente. Além disso, somos especializados em cirurgia Buco-maxilo-facial, campo da Odontologia responsável pelo tratamento de alterações do complexo maxilo-facial, como as assimetrias faciais.
Você pode saber mais sobre cirurgias estéticas e funcionais clicando aqui. Aproveite também para conhecer nosso corpo clínico.