O que são dentes inclusos? Veja causas e tratamentos
24 de agosto de 2020O que são dentes inclusos?
Os dentes inclusos são aqueles dentes que não conseguiram erupcionar, ou seja, não conseguiram “nascer”, ou aparecer na cavidade bucal. Eles ficam presos abaixo da gengiva, muitas vezes intra-ósseos, e não erupcionam, muitas vezes, devido à falta de espaço na arcada dentária, ou até mesmo porque ficam retidos por cistos benignos, que envolvem principalmente a coroa destes dentes inclusos.
Os dentes terceiros molares são os últimos dentes a irromperem na arcada superior e inferior, assim, como há menos espaço para seu posicionamento, geralmente são os dentes que apresentam maior índice de inclusão. Mas, não são os únicos sujeitos ao problema. Entre os casos mais frequentes, podemos observar também:
- Caninos superiores
- Caninos inferiores
- Pré-molares inferiores
- Pré-molares superiores
- Incisivos centrais superiores
- Incisivos laterais superiores
- Segundos molares inferiores
Problemas ocasionados pelos dentes inclusos
Os dentes inclusos podem causar algumas complicações para a saúde bucal, uma vez que ele não segue o processo natural de erupção. Um dos casos mais comuns nessa situação é a pericoronarite, uma inflamação da gengiva que recobre este dente incluso.
Também pode aparecer cistos em torno das coroas dos dentes inclusos – os cistos dentígeros, patologia benigna mais comum, relacionada à inclusão dental.
Além disso, quando os dentes inclusos permanecem em contato com os dentes adjacentes, podem acontecer, via contaminação do sulco gengival, o surgimento de bolsas periodontais (infecção gengival localizada) e até mesmo cárie no dente localizado próximo ao dente incluso. Este fato acontece pela dificuldade de higiene – escovação ou até mesmo a passagem do fio dental, na área da inclusão dentária.
Leia mais: http://lusignorini.com.br/2020/06/17/cistos-na-boca/
Causas dos dentes inclusos
Como dissemos acima, uma das principais causas para os dentes inclusos é a falta de espaço, porém, essa não é a única. Vamos ver abaixo alguns outros:
- Resistência da fibromucosa e sua densidade que o recobre
- Permanência por longo tempo dos dentes decíduos (de leite) na arcada
- Perda prematura dos dentes decíduos alterando a posição dos permanentes
Tratamento para dentes inclusos
A indicação de remoção ou não do dente incluso vai de acordo com a necessidade do paciente, e das informações obtidas pelo Cirurgião-Dentista, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial durante o exame clínico.
Os dentes inclusos, que não têm espaço para irromperem na cavidade oral, têm indicação de serem removidos caso estejam em contato com os dentes adjacentes, e que possam então promover algum tipo de reabsorção ou cárie, além de maior risco de doença periodontal nesta região de difícil higienização. Isso geralmente acontece com os terceiros molares inclusos.
Existem também alguns casos, onde o tratamento ortodôntico – de tracionamento dental – que tem a função de reposicionar o dente incluso na arcada dentária, como os caninos inclusos, por exemplo. A decisão por este tratamento depende da angulação da inclusão dentária, e da possibilidade de se adquirir o espaço adequado para o reposicionamento na arcada dentária, com o auxílio de aparelho ortodôntico – conduzido por Cirurgião-Dentista, Especialista em Ortodontia. A função do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, é através de acesso cirúrgico, instalar um dispositivo que permita então o tracionamento do dente pelo Ortodontista.
Agora que você já tem as principais informações sobre dentes inclusos, saberá melhor como agir em caso de qualquer incômodo com os dentes que ainda não apareceram.
Aqui na Signorini nós temos procedimentos específicos para a remoção dos dentes inclusos, ou para a colagem de dispositivos de tracionamento, e você pode agendar sua consulta ou avaliação direto por WhatsApp: 41 99112-2232
Continue acompanhando blog da Signorini para mais dicas e conteúdos sobre o universo da Odontologia.