Laserterapia na odontologia: o que é e quais os benefícios?
15 de setembro de 2020
O avanço da tecnologia nas últimas décadas proporciona aos profissionais e pacientes opções mais práticas, seguras e efetivas de diagnóstico e tratamentos, tanto na área da Medicina como na Odontologia.
A laserterapia é um dos procedimentos que ganhou força para auxiliar no tratamento de diversas patologias da cavidade bucal. Por isso, no conteúdo de hoje, nós vamos conhecer um pouco mais da laserterapia na Odontologia.
O que é laserterapia?
O LASER é a abreviação da amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação. É possível observar ao menos duas aplicações do laser:
- Laser de alta intensidade (High-Intensity Laser Therapy – HILT): utilizado na realização de cirurgias moderadas, auxiliando na redução de dor pós-operatório, por exemplo.
- Laser de baixa intensidade (Low-Level Laser Therapy – LLLT): pode ser aplicado para efeitos terapêuticos anti-inflamatórios, com função analgésica, cicatrização e biomodulação dos tecidos.
No nosso consultório, utilizamos o Laser de baixa intensidade para tratamentos como:
- Tratamento de aftas bucais recorrentes
- Dores e edemas pós-operatórios
- Tratamento de mucosites que podem surgir durante os tratamentos de quimioterapia
- Auxilia na diminuição da parestesia pós-operatória em alguns tipos de cirurgia
Benefícios da laserterapia
A Laserterapia é um procedimento pouco invasivo e apresenta ótimos resultados:
- Ação anti-inflamatória e analgésica
- Regeneração de tecidos e Cicatrização de feridas
- Descontaminação de áreas cirúrgicas durante o trans-operatório
- Redução do edema pós-operatório
Além disso, o tratamento com laser nos procedimentos Odontológicos é rápido e seguro, não apresenta dor ou qualquer tipo de efeito colateral.
Aplicações da laserterapia
A edição 104 da revista ABO Nacional, da Associação Brasileira de Odontologia, no ano de 2010 já apresentava os principais benefícios e aplicações clínicas e cirúrgicas do laser na Odontologia. Trouxemos alguns dos mais utilizados abaixo:
- Tratamentos de lesões da mucosa oral – como úlceras traumáticas, herpes, pênfigo vulgar e líquen plano oral
- Dor Orofacial
- Hipersensibilidade dentinária
- Parestesia e paralisia facial
- Mucosite oral durante os tratamentos de quimioterapia
- Síndrome da ardência bucal
Cuidados com a laserterapia
São raros os casos em que a laserterapia possui contraindicação, principalmente por se tratar de um procedimento pouco invasivo. Entretanto, convém analisar algumas situações onde o cuidado se faz necessário.
Uma vez que o laser estimula o metabolismo das células locais, deve-se tomar cuidado com a aplicação onde há suspeita de tumor, por exemplo. Isso porque a aplicação em locais onde existam áreas de proliferação celular neoplásica, estas podem ser estimuladas.
Como a laserterapia é um procedimento minimamente invasivo, somente um profissional qualificado poderá indicar ou não o uso desta modalidade de tratamento.
O tratamento com laser está disponível na Signorini Odontologia e já tem proporcionado melhora nos processos cicatriciais de muitas lesões, contribuindo para o retorno rápido da qualidade de vida de muitos pacientes.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Signorini para mais dicas de Odontologia.