Toxina botulínica: como ela funciona?
27 de outubro de 2020Um produto que há tempos vem sendo comercializado, e com bons níveis de segurança na aplicação, aprovado para o uso na Odontologia, a toxina botulínica tem uma séria de indicações.
A aplicação da toxina botulínica pode ser utilizada para o tratamento adjuvante em algumas patologias e contribui para a melhora da estética facial, diminuindo a contração muscular, e amenizando as dobras da pele, as temidas rugas.
Neste conteúdo vamos explicar mais como a toxina botulínica pode ser uma boa ferramenta para diversos tratamentos. Continue a leitura!
Como funciona o tratamento com a toxina botulínica e seus benefícios
Imagem: Freepik
O Botox® (Allergan) é uma das marcas da toxina botulínica, proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que causa de uma doença chamada botulismo, e quando industrializada é utilizada para tratamentos estéticos e terapêuticos.
O tratamento com a toxina botulínica possui diversas ações. Em tratamentos estéticos, essa toxina atua na redução da contração muscular e assim, suaviza de linhas de expressão (rugas).
A toxina, inibe a contração muscular, pois atua sobre as terminações nervosas, e pode ser um adjuvante no tratamento de dores na musculatura facial.
Nos casos de hipertrofia unilateral do masséter, que pode deixar assimetria na face, esta toxina, depois de algumas aplicações, diminui o volume do músculo que apresenta ao aumento de volume, melhorando a estética da face, nestes casos de assimetria de músculo da mastigação. ,
Leia também: Assimetria Facial: como seu dentista pode te ajudar
Indicações para tratamento com botox
De modo geral, existem diversas indicações para o tratamento com o botox. Alguns casos são:
- Assimetria Facial – cuja origem seja de tecido mole;
- Espasmos musculares;
- Dores na face – como adjuvante no tratamento das dores musculares;
Lembrando sempre que cirurgião-dentista, após criterioso exame clínico, determina, em conjunto com o paciente e após os exames realizados, qual é a melhor opção para o caso.
Cuidados para antes e depois do tratamento
Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, é preciso uma avaliação das condições de saúde do paciente, principalmente se há algum relato de alergia à albumina – proteína do ovo, que faz parte da composição da toxina botulínica, e então, seria contra-indicação para sua utilização.
Após o procedimento é importante seguir à risca todas as recomendações colocadas pelo cirurgião-dentista responsável, isso é o que garantirá o sucesso do tratamento e evitar complicações.
Também é preciso conferir com o seu cirurgião-dentista se outras aplicações serão necessárias no futuro. Geralmente, as novas aplicações da toxina ocorrem de quatro a seis meses.
Agora que você já conhece a toxina botulínica e algumas de suas indicações, entre em contato conosco e confira se este procedimento é indicado para o seu caso. Continue acompanhando o Blog da Signorini para mais novidades e curiosidades!