ATM: o que é e quais os sintomas de disfunção
18 de março de 2020Você sabia que sintomas como dores de cabeça, dores na região do pescoço e dificuldade em abrir e/ou fechar a boca podem indicar um problema maior? É isso mesmo: muito além de uma enxaqueca, essas dores podem estar ligadas a uma disfunção na articulação temporomandibular, também conhecida como ATM. É ela quem faz o ligamento da mandíbula com o osso temporal do crânio.
Para entender melhor o que é ATM e quais os sintomas mais comuns entre os pacientes que apresentam problema nessa região, continue a leitura e confira!
O que é ATM?
Ela é uma das articulações mais complexas do corpo humano!
Morder, mastigar, falar, bocejar… Tudo isso é controlado pelos músculos relacionados à ATM. Por causa disso, quando há problemas nessa região, é comum sentir algum incômodo.
Existem vários fatores que podem estar relacionados a problemas na ATM. Há a possibilidade de serem ocasionados por estresse, bruxismo ou ansiedade. É comum que a pessoa que lida com esses transtornos force também a articulação, sem nem perceber.
Quais os sintomas de disfunção na ATM?
Os sintomas de dores causadas por algum problema na ATM vão muito além de dores de cabeça e no pescoço. É comum também ocorrerem dores de ouvido. Alguns pacientes sentem que a mandíbula está fora do encaixe, ainda mais quando acontecem estalos recorrentes na região temporomandibular.
Muitas pessoas sentem dores ao bocejar ou mastigar, dando a impressão de que a mandíbula está sendo forçada e repuxada. É importante que, se você sentir algum desses sintomas, procure um especialista para tratar de forma correta. Quando há travamento mandibular ou a sensação de que a mandíbula saiu do lugar, é ainda mais importante dar atenção aos incômodos.
Leia também: Técnicas para melhorar assimetria facial
É comum ainda ocorrer flacidez na mandíbula e a mordida cruzada, que é uma situação de alteração da posição dos dentes.
Como tratar as dores na ATM?
De acordo com a causa, serão recomendados os melhores tratamentos conservadores para as dores na ATM – sejam eles exercícios que controlam o estresse, medicamentos para relaxamento dos músculos e até mesmo antinflamatórios.
Em situações muito graves, que comprometem a anatomia e a função articular, pode haver a indicação de uma cirurgia.
O tratamento deve ser passado por um dentista especializado, pois somente ele estará apto para diagnosticar e recomendar o que é melhor para o paciente.
Através da sua análise, se necessário for, haverá encaminhamento inicial para um especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial), e iniciar os tratamentos conservadores, para só então, saber se há necessidade de cirurgia ou não da ATM.
E aí, entendeu melhor o que é a ATM e as dores que essa região pode causar? Se você sente algum desses sintomas acima, é necessário procurar um profissional especializado para realizar o tratamento indicado.
Na Signorini Odontologia nós contamos com um corpo clínico apto para realizar esses tratamentos e cirurgias. Saiba mais acessando nosso site, ou agende uma consulta pelos telefones: (41) 3333-4320 / (41) 99112-2232.