Cirurgia ortognática: quando a correção da mordida é necessária?
28 de abril de 2020Algumas pessoas possuem a condição de desalinhamento da mandíbula (arco inferior) e da maxila (arco superior), o que acarreta no mau posicionamento dos dentes ao sorrir e na falta de harmonia no rosto como um todo.
Essas irregularidades podem ser corrigidas por meio da cirurgia ortognática, que visa alinhar parte do esqueleto facial com a movimentação cirúrgica da maxila e da mandíbula. Vale lembrar que essa solução deve ser uma orientação do cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, em conjunto com o cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, quando o tratamento ortodôntico convencional não for adequado para o caso.
O QUE É CIRURGIA ORTOGNÁTICA?
A cirurgia ortognática é um procedimento de caráter funcional, ou seja, tem a função de corrigir a oclusão (mordida), colocando os maxilares no posicionamento adequado. Ao mesmo tempo, essa correção irá proporcionar uma considerável melhora na harmonia facial, favorecendo a parte estética e a autoestima, por isso o tratamento ortognático é tão procurado.
A condição não é rara e estudos indicam que cerca de 25% a 30% da população apresenta algum quadro de desarmonia facial, e aproximadamente 5% dos casos têm indicação de correção cirúrgica.
PARA QUEM É INDICADA A CIRURGIA ORTOGNÁTICA?
A cirurgia ortognática é indicada para casos onde o tratamento ortodôntico não é suficiente, como nos casos em que o processo de desenvolvimento dos ossos da face já estão avançados ou completos, como na vida adulta, por exemplo.
No caso de uma criança, como forma de corrigir o problema, pode-se recorrer primeiramente ao uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos que atuem também no crescimento ósseo.
O crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos da face – como a maxila, mandíbula (tanto a parte do corpo como a porção anterior – queixo), podem ser os causadores dessa desarmonia.
Além disso, os problemas causados pela má formação do esqueleto maxilofacial – como o retrognatismo mandibular severo, pode ser uma das causas da apnéia obstrutiva do sono.
COMO FUNCIONA O TRATAMENTO COM A CIRURGIA ORTOGNÁTICA?
Para que seja possível realizar a cirurgia ortognática, o paciente deve ser submetido preliminarmente ao tratamento ortodôntico, com o objetivo de corrigir a posição dos dentes em função das bases ósseas, ou seja, os dentes superiores em relação à maxila e os inferiores à mandíbula.
Com a preparação da arcada dentária conduzida pelo Ortodontista, a oclusão (mordida) estará em melhores condições para que seja possível realizar o encaixe dos dentes com a cirurgia. O procedimento consiste, basicamente, em posicionar os maxilares na melhor forma possível, de uma maneira que garanta a saúde das articulações temporomandibulares, dos tecidos bucais, da respiração correta, das funções da fala e da mastigação, da oclusão e da estética facial.
Leia também: ATM: o que é e quais são os sintomas da disfunção
COMO FICA O PÓS-CIRÚRGICO?
Os cuidados após a cirurgia ortognática requerem alguma atenção por parte do paciente, ao mesmo tempo que naturalmente podem apresentar alguns inconvenientes:
- Alimentação – necessidade de ingestão inicial de alimentos líquidos ou pastosos
- Higiene – necessidade de controlar a higiene em locais de difícil acesso, por causa do edema dos lábios
- Fonação – muitas vezes o edema facial dificulta a mobilidade orofacial e assim, altera a articulação de algumas palavras
- inchaço acentuado dos tecidos moles – que dificulta a abertura da boca
Todos os itens acima são momentâneos e naturais da recuperação. É recomendado que apenas alimentos líquidos ou pastosos sejam ingeridos no pós-operatório imediato. Os primeiros cinco dias costumam ser os mais difíceis, porém em torno de 30 dias o paciente já retorna com suas atividades e rotina normais. A velocidade de recuperação depende dos cuidados pós-operatórios e da aceitação do paciente em realizar o tratamento com Fisioterapia imediata – drenagem linfática da face.
Lembramos mais uma vez que a consulta regular ao dentista é o que melhor pode garantir a saúde bucal, seja da parte estética ou funcional. Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog para mais novidades e curiosidades.
Para consultas com especialistas clique aqui!