Cirurgia Ortognática: o que é ?
Consiste na reposição dos maxilares (maxila e mandíbula, e as vezes também o mento) para corrigir o posicionamento das arcadas dentárias, estabilizando o encaixe da oclusão dos dentes, quando a Ortodontia Clínica não consegue resolver o problema da má-oclusão.
Quem precisa de Cirurgia Ortognática?
O paciente que apresenta falta de encaixe dentário, não resolvido pela Ortodontia Clínica convencional e que apresenta alterações faciais como assimetrias e alterações na proporção dos terços da face.
Planejamento Virtual para Cirurgia Ortognática
Desde o início dos anos 2000 a literatura apresenta um número cada vez mais crescente de análises de softwares que permitem visualizar as alterações dento-esqueletais e facilitar o diagnóstico e proposição do tratamento das deformidades da face.
Atualmente já é possível através das tomografias do crânio e face do paciente, associadas com fotos da face e digitalização das superfícies oclusais ou dos modelos da oclusão do paciente, visualizar todas estas estruturas em conjunto, no que chamamos de crânio composto, e então planejar milimetricamente o melhor reposicionamento maxilo-mandibuar para cada tipo de deformidade e personalizado para cada paciente.
O planejamento virtual consegue mostrar nas três dimensões: ântero-posteiror, supero-inferior e transversal, as alterações morfológicas da face e das arcadas dentárias do paciente, permitindo um correto planejamento e a impressão dos guias cirúrgicos através de impressoras em 3D, onde a possibilidade de erro durante a confecção destes guias de forma manual, fica altamente diminuída, promovendo cada vez mais segurança na transposição dos dados do planejamento para a execução da cirurgia.
A dra. Luciana Signorini tem experiência no planejamento virtual, ministras conferências sobre o assunto e têm contato com laboratórios de alto nível para a excelência na impressão dos guias cirúrgicos.
Piezocirurgia
A tecnologia dos motores piezoelétricos também está disponível no Consultório Signorini Odontologia.
A Dra. Luciana tem utilizado a Piezocirurgia para cirurgias hospitalares e ambulatoriais, pois este tipo de equipamento promove o corte do osso (osteotomia) através das vibrações de ultrassom, e não brocas ou serras, como frequentemente utilizávamos para o corte das estruturas ósseas.
Este sistema tem a grande vantagem de diminuir o aquecimento do osso no local do corte, promovendo assim menor edema e melhor recuperação do paciente no pós-operatório.
Além disso, a Piezocirurgia não lesiona tecidos moles, vantagem esta fundamental para o corte de estruturas ósseas nas Cirurgias Ortognáticas, onde alguns nervos transitam muito próximo das áreas de corte para o reposicionamento dos maxilares.
Cirurgia ortognática por benefício antecipado
Quando o paciente apresenta alterações dento-esqueletais, e a Ortodontia clínica não é capaz de promover o adequado encaixe oclusal, o paciente tem indicação para o reposicionamento cirúrgico dos maxilares através da Cirurgia Ortognática.
Para que a Cirurgia Ortognática tenha sucesso na sua realização, o paciente inicialmente instala o aparelho ortodôntico, e o Ortodontista promove o alinhamento e nivelamento dos dentes, de acordo com a posição ideal esqueletal. Como o posicionamento dos ossos da face está alterado, esta fase do preparo ortodôntico leva a uma piora na estética facial, que será corrigida durante a cirurgia.
Esta fase do preparo ortodôntico inicial pode ser, EM ALGUNS CASOS, eliminada, onde o conceito de CIRURGIA PRIMEIRO, OU BENEFÍCIO ANTECIPADO – Surgery First – pode ser aplicado.
Nestes casos, onde os dentes já apresentam bom alinhamento, mas o esqueleto está mal-posicionado, a Cirurgia Ortognática pode ser realizada antes daquele alinhamento e nivelamento dos dentes – citado anteriormente.
Para que este Benefício Antecipado seja indicado, vários critérios de posicionamento, alinhamento e inclinações dentários devem ser observados, e principalmente, o Ortodontista que irá finalizar o caso com os ajustes finais da oclusão (encaixe dental) deve ter experiência comprovada em tratamentos orto-cirúrgicos.