Cirurgia de ATM
A artroscopia das Articulações Temporomandibulares (ATM) é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento das patologias intra-articulares, que não são solucionadas com os tratamentos conservadores – como as placas oclusais, fisioterapia ou medicação.
Travamentos mandibulares provocados por deslocamentos de disco, sem que estes voltem para a posição ideal e aderências entre o disco e as estruturas ósseas da articulação temporomandibular – são exemplos de situações onde a Artroscopia da ATM pode ajudar a resolver o problema, que geralmente é acompanhado de muita dor e dificuldade de abertura da boca.
Artroscopia da ATM
É um procedimento realizado a nível hospitalar, sob anestesia geral, onde é introduzida uma câmera de vídeo, de 1.9 a 2.7 mm de diâmetro, através de pequena perfuração na pele, para que possamos visualizar diretamente a articulação.
Na Artroscopia da ATM também é possível, por outra pequena incisão, introduzir instrumentos que permitam cirurgias de rompimento de aderências, remoção de tecidos lesionados, biópsias da ATM, aplicação de medicação nos tecidos inflamados, e até mesmo a mobilização e reposição do disco da ATM.
Este tratamento é altamente especializado, pois requer uma curva de aprendizado diferenciada na prática do Cirurgião Bucomaxilofacial.
A Dra. Luciana Signorini foi a primeira cirurgiã a introduzir os atroscópios específicos de ATM, da fabricante Karls Storz, para Curitiba, e em todos os hospitais que atendemos, já temos esta tecnologia disponível.
REPOSICIONAMENTO DOS DISCOS COM ANCORAGEM
As Articulações Temporomandibulares podem apresentar lesões intra-articulares provocadas pelo deslocamento do disco articular, sem que este retorno à sua posição inicial, promovendo travamento da mandíbula – impedindo que a mandíbula faça a abertura da boca, ou promovendo grandes deslocamentos da cabeça da mandíbula, para que a abertura final ocorra.
O deslocamento do disco articular, por si só não requer tratamento, mesmo que um estalido esteja presente. Mas a partir do momento que o paciente apresente dor e limitação de abertura da boca, e que estes sintomas não sejam solucionados com os tratamentos clínicos conservadores – como as placas oclusais, fisioterapia e medicação – uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.
A Artroscopia da ATM muitas vezes não consegue reposiconadr os discos articulares que estejam muito anteriorizados, sendo então necessária uma Cirurgia Aberta de Ancoragem do Disco Articular – onde através de pequena incisão na região pré-auricular, a Articulação Temporomandibular é acessada, e o disco então é reposicionado, e fixado na cabeça da mandíbula, através de mini-âncoras e suturas, para que o disco fique novamente cobrindo a cabeça da mandíbula, exercendo seu papel de “amortecedor” durante os movimentos mandibulares.
RECONSTRUÇÃO TOTAL DAS ATM COM PRÓTESES
As doenças que atingem as Articulações Temporomandibulares podem provocar alterações degenerativas desta articulação, causando deformidades da cabeça da mandíbula, que podem gerar dor que não responde ao tratamento conservador como as placas oclusais.
Quando as deformações articulares não conseguem ser tratadas por artroscopia da ATM (cirurgias por vídeo da articulação), e a limitação das funções mandibulares ficam evidentes – como incapacidade de abertura da boca e mastigação, a reconstituição das Articulações com Próteses de Reconstrução Total são indicadas. São os casos onde ocorrem anquiloses articulares (onde o osso da mandíbula fica aderido ao osso temporal, impedindo a abertura da boca), tumores ósseos que atingem as articulações, doenças degenerativas das articulações (como as artrites reumatoides) e traumas diretos na articulação, que não possam ser reconstituídas de forma convencional.
Estes procedimentos também podem ser chamados de Próteses de Salvação, pois são estes dispositivos ortopédicos que permitem que o paciente volte a abrir a boca e mastigar, juntamente com os tratamentos de Fisioterapia e Fonoaudiologia.